Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Estudo revela ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço

Pesquisa ressalta, por outro lado, que bactéria pode ser atenuante no enfretamento à doença, indicando caminho para tratamento menos invasivo. Entenda relações.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Amor de Barretos (SP) aponta que uma bactéria presente na boca está diretamente ligada a casos de câncer de cabeça e pescoço.

/storage/dirNoticias/n3656/596452f2134dffb11b0a6a921c0b28cb.jpg
Estudo inédito revela ligação entre bactéria presente na boca e o desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço, abrindo caminho para detecção precoce e terapias menos invasivas. — Foto: Reprodução EPTV

 

Essa bactéria é identificada como Fusobacterium nucleatum. Ela faz parte do biofilme dental, mais conhecido como placa bacteriana, que se alimenta dos resíduos que não foram devidamente removidos dos dentes durante a escovação.

 

Já se sabe que a proliferação descontrolada da bactéria pode causar doenças como a periodontite, uma inflamação grave da gengiva. A novidade revelada pelo estudo é que a superpopulação dessa bactéria também aumenta significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram amostras de tumores de mais de 90 pacientes.

 

O teste utilizado foi uma versão digital e muito mais sensível do PCR, o mesmo exame usado amplamente durante a pandemia para detectar casos de Covid-19. O resultado apontou a Fusobacterium nucleatum na maioria dos tumores estudados.

 

Por outro lado, a pesquisa constatou que, embora a presença da bactéria em grande concentração seja um fator de risco, ela é também um atenuante. Isso porque, quando a bactéria foi encontrada dentro dos tumores analisados, os casos eram menos agressivos.

 

Essa constatação difere do que é observado em outros tipos de câncer, como o colorretal.

 

Os pacientes com tumores que apresentavam a bactéria tiveram uma sobrevida média de cinco anos, enquanto aqueles sem a presença da Fusobacterium nucleatum viveram, em média, três anos.

 

Tratamentos mais humanizados e prevenção

 

A pesquisa do Hospital de Amor de Barretos enfatiza a importância da saúde bucal na prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço, com foco na conscientização e rastreamento.

Ela também pode indicar o caminho para um tratamento mais humanizado e menos invasivo, além de mudar a forma como os casos são investigados e monitorados.

Fonte: G1 - Ribeirão Preto e Franca

Postagem: 22 Jun. 2025

Coxinhas Dona Nita

Outras notícias

Homem é morto a facadas ao tentar defender mulher agredida pelo marido no interior de SP

Victor Hugo Pereira Giles, de 25 anos, foi socorrido, mas chegou a hospital sem vida. Um amigo dele e a mulher agredida pelo companheiro também ficaram feridos. Já o suspeito fugiu.

13 Out. 2025

OE declara a inconstitucionalidade de lei que autoriza inclusão de Artes Marciais em escolas municipais de Guarujá

Dispositivo invade competência da União. A norma é inconstitucional por vício de iniciativa.

8 Out. 2025

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2025
Desenvolvido por artistadaweb AW