Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Abril Azul: Conscientização e combate à discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista

Cada pessoa autista é única e nem todos têm as mesmas características. No entanto, alguns comportamentos comuns são o apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, uso recorrente de linguagem, forte interesse em coisas específicas, entre outras.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apoia a campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação e a interação social. O objetivo do movimento é promover a inclusão dos cerca de 2 milhões de autistas no Brasil e combater estigmas, com foco no combate à discriminação.

 


Cada pessoa autista é única e nem todos têm as mesmas características. No entanto, alguns comportamentos comuns são o apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, uso recorrente de linguagem, forte interesse em coisas específicas, entre outras. O Transtorno do Espectro Autista é classificado em três níveis de suporte: leve, permitindo interações sociais complexas e interesses restritos; moderado, para facilitar a comunicação, a interação social e as atividades diárias; e extenso, para auxiliar na comunicação, na interação social e nas atividades básicas.


O diagnóstico do TEA é realizado por uma equipe multidisciplinar a partir de observações, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos, geralmente aos 4 e 5 anos de idade. Detectar o TEA precocemente e realizar o acompanhamento adequado são essenciais para o desenvolvimento das habilidades e da autonomia. Quanto mais cedo for iniciado, melhores serão os resultados.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo

Postagem: 15 Abr. 2024

Outras notícias

MPSP consegue reverter decisão e vice-prefeito de Sumaré é condenado por improbidade administrativa

Em fevereiro de 2019, o réu destruiu a pontapés um radar móvel instalado em uma das avenidas da cidade. Ele ainda filmou e divulgou as imagens em suas redes sociais.

15 Mai. 2024

GAECO cumpre mandados em São Paulo e Barueri para investigar corrupção de agentes públicos

Foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e participaram do seu cumprimento quatro promotores de Justiça, cinco servidores do Ministério Público e 36 policiais civis.

15 Mai. 2024

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2024
Desenvolvido por artistadaweb AW