TJSP estabelece meta de reduzir em 40% consumo de copos plásticos
A campanha consiste em um trabalho de conscientização para a mudança do hábito de consumo.
Canudos, sacolas, garrafas, copos e embalagens dos mais diversos produtos. Basta prestar atenção em nossos hábitos de consumo para entender por que o Brasil é o 4º maior produtor de resíduo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. E entre os grandes consumidores desse material, o País é o que menos recicla, de acordo com estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês). Reciclamos apenas 1,2% do total de 11 milhões de toneladas de lixo plástico geradas por ano, enquanto a média global é de 9% de reciclagem.

Ciente dessa situação, o Tribunal de Justiça de São Paulo realiza a campanha #menosplástico com o objetivo de reduzir em 40% o consumo de copos descartáveis até o fim deste ano. Em 2018, foram descartadas 34 milhões de unidades pelos cerca de 50 mil agentes públicos (magistrados, servidores e terceirizados) nos mais de 700 prédios em todo o Estado.
A campanha consiste em um trabalho de conscientização para a mudança do hábito de consumo. Por meio de comunicados, e-mail marketing e banners na intranet, os funcionários são incentivados a adotar materiais reutilizáveis. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Administração Predial (SAAB2).
A ação disponibiliza canais eletrônicos para os servidores compartilharem fotos com suas canecas. Na primeira semana da campanha, lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5/6, foram enviadas cerca de 250 fotos, utilizadas para ilustrar a comunicação sobre o tema. Durante os próximos meses, as peças com as imagens recebidas serão publicadas semanalmente, às quartas-feiras.
Plano de Logística Sustentável
O TJSP tem buscado ano a ano implementar políticas de consumo sustentável. Exemplo dessa orientação é o Plano de Logística Sustentável (PLS), implantado em 2015, que formaliza objetivos, metas e indicadores relacionados à economia de recursos, como consumo de copos descartáveis e outros suprimentos.
Ao longo de quatro reuniões técnicas realizadas entre consultoria especializada e integrantes da Comissão do PLS, foram identificadas novas estratégias para alcançar padrões globais de gestão sustentável e uso eficiente de recursos naturais.
“Concluída a providência de revisão do PLS, poderemos avançar no estabelecimento de métodos de avaliação e comparação de bens, materiais ou serviços em função do seu impacto ambiental, social e econômico, o que nos trará uma visão sistêmica dos processos de compras voltada à sustentabilidade”, explica a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, assessora de Tecnologia Gestão e Contratos (TGC) da Presidência do TJSP, e integrante da Comissão do PLS.
A atualização periódica das metas de economia de consumo de recursos e de redução do impacto ambiental do PLS está prevista na Resolução nº. 201/2015 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).
Fonte: Tribunal de Justiça São Paulo
Outras notícias
polícia investiga se filho de casal de caseiros tem envolvimento no desaparecimento de idosa em Bauru
Dagmar Grimm Streger, de 76 anos, está desaparecida desde o dia 19 de dezembro, em Bauru (SP). Segundo a Polícia Civil, em depoimento informal, caseiro chegou a atribuir crime ao filho adolescente de 14 anos, mas depois assumiu autoria.
14 Jan. 2026
Homem mata sua companheira em Américo Brasiliense
A ocorrência foi registrada na Avenida Antônio Cavassani, no Bairro São Jose.
11 Jan. 2026
