Morre Dona Lucinda Bento, símbolo da Cultura-afro brasileira
Após ficar alguns dias hospitalizada devido o tratamento contra um câncer pulmonar, Dona Lucinda veio a falecer. Dezenas de pessoas acompanharam seu enterro.
Morreu no na tarde do último dia 23, Dona Maria Lucinda Bento, aos 78 anos de idade. Dona Lucinda era uma das pessoas muito querida no município de Américo Brasiliense (SP), e além de um elevado trabalho na representatividade dos artesãos da cidade, Lucinda era reconhecida como um dos maiores exemplos da Cultura-afro de Américo.
Dona Lucinda - exemplo de vida e amor ao próximo. (Foto: DL/DESTAQUE1000.COM)
Vítima de um câncer pulmonar que a levou a morte, Dona Lucinda foi velada durante este domingo, 24, na Câmara Municipal de Vereadores de Américo.
Passaram pelo local dezenas de pessoas e autoridades municipais, entre elas: prefeito Dirceu Pano e a primeira -dama, Nice Pano, a vice-prefeita Therezinha Viveiros e seus familiares, vários vereadores e dezenas de amigos da artesã.
Uma celebração de corpo presente também foi realizada dentro da câmara feita pelo diácono Zê Geraldo da comunidade Católica.
Por volta das 14 horas, em cortejo, o corpo de Dona Lucinda foi levado para o cemitério municipal, onde foi enterrado.
Durante vários anos, a reportagem apurou que essa senhora adorava ser chamada por Dona Lucinda, e através de suas vestimentas afro, sentia orgulhoso em representar a cultura afro, os Negros, os artesãos e fazer o bem para a sociedade.
Com presença ativa em vários eventos da cidade e do Destaque1000, Dona Lucinda recebe dezenas de homenagens.
Equipe Destaque1000 lamenta sua morte.
Fonte: DESTAQUE1000.COM

Outras notícias
Motorista é condenado a 5 anos de prisão por morte de universitários em Nuporanga, SP
Evandro Rogério Leite, de 51 anos, também teve a habilitação suspensa por sete meses. Defesa disse que vai recorrer da decisão.
11 Set. 2025
Usina é condenada a pagar R$ 2,4 milhões por morte de abelhas no interior de SP
Unidade é acusada de utilizar agrotóxico durante uma pulverização aérea em janeiro de 2021, o que causou a extinção de 30 colmeias de abelhas da espécie Apis mellifera de um apiário que ficava próximo do local.
7 Set. 2025
