Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Fórum de Cidades Inteligentes em São Carlos aborda Inteligência Artificial no setor público

Mais de 60 Prefeituras estão inscritas para o encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas no Paço Municipal.

A aplicação da Inteligência Artificial no contexto das cidades pode ajudar as administrações municipais a resolver diversos problemas, como melhorar o trânsito, a segurança e o atendimento em situações de emergência. Nesta quarta-feira (07), a IA será um dos temas abordados durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central do Estado de São Paulo, em São Carlos, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Mais de 60 Prefeituras estão inscritas para o encontro que reunirá, no Paço Municipal, prefeitos, gestores, servidores e especialistas para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos. É o primeiro evento presencial da RCD em 2024.

 

O diretor do Centro de Pesquisa Aplicada de Inteligência Artificial IARA, André Ponce, é um dos palestrantes confirmados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em São Carlos. Ele destaca que já há cidades utilizando a IA para identificação, por exemplo, de aglomeração, diagnóstico de autismo em salas de aula, segurança dos alunos no transporte escolar e controle da qualidade de ar. “Algumas prefeituras apoiam iniciativas como o caso de Canaã dos Carajás no Pará e Guarapuava no Paraná”.

 

O Centro IARA faz parte de duas estratégias brasileiras voltadas para fomentar o ambiente de inovação no país: a carta brasileira para cidades inteligentes e da Estratégia brasileira de IA no país, segundo Ponce. “O IARA surgiu para atender melhor as cidades brasileiras nessa transformação que está ocorrendo rapidamente no mundo inteiro”, argumenta, explicando que o Centro surgiu de um chamamento público que conta com fonte de recursos oriundas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Comitê Gestor da Internet (GCI.br), universidades e empresas interessadas em apoiar iniciativas de cidades inteligentes e sustentáveis.

 

Uma ferramenta de autodiagnóstico de maturidade das cidades inteligentes, lançada pelo MCTI, acrescenta o diretor, pode auxiliar os gestores públicos a definirem estratégias de investimentos por meio de diversos indicadores. “Esse tipo de informações pode ser utilizado para apoiar o gestor a definir políticas públicas para as cidades. O primeiro passo para as prefeituras é se conhecerem melhor. Por exemplo, ver um problema global e como alguns indicadores se relacionam com aquela cidade”, argumenta.

 

O diretor também reforça o potencial da inteligência artificial no futuro das cidades para o monitoramento de serviços urbanos, meio ambiente, mobilidade e saúde. “Tem dois projetos interessantes em desenvolvimento na área da saúde: um é poder monitorar a próxima pandemia, verificar quando ela começou a ocorrer e ajudar a desenvolver medicamentos, acelerando o processo. A outra é termos uma medicina personalizada, que a gente possa para cada cidadão predizer quando ele pode ter algum problema de saúde e enfrentar isso antes que o problema apareça ou reduzir a gravidade dele", ressalta.

 

Programação - O encontro compartilha avanços tecnológicos nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado disponíveis. Entre os convidados confirmados estão o Diretor de Projetos e Inovação da InvestSP – agência paulista ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento -, Thiago Camargo Lopes, o prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, o secretário de Governo de São Carlos, Netto Donato, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, prof. José Galizia Tundisi. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, afirma o diretor da RCD, José Marinho.

 

Participam também a secretária de Educação de Cordeirópolis e Secretária de Comunicação da UNDIME SP, Angelita Meneghin Ortolan, o gerente de Modernização Institucional da Prefeitura de Araraquara, Matheus Soto, o diretor de Relações Institucionais da Prefeitura de Matão, Ademir de Souza, e o agente de Desenvolvimento Organizacional e Governo Digital na Secretaria Municipal de Administração de Piracicaba, Pedro Chamochumbi.

 

A programação completa pode ser conferida pelo sympla.com.br/rcd

 

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, 15 prefeitos foram selecionados para a homenagem.

 

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas Aprova Digital, iZeus Soluções em TI, Gove, UniCidades, SMAR APD e Sino informática. O encontro também conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP).

 

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de SP

07 de fevereiro de 2024 – São Carlos

Local: Auditório do Paço Municipal

Início: Das 8h às 17h

Fonte: Rede Cidade Digital

Postagem: 5 Fev. 2024

Outras notícias

MPSP consegue reverter decisão e vice-prefeito de Sumaré é condenado por improbidade administrativa

Em fevereiro de 2019, o réu destruiu a pontapés um radar móvel instalado em uma das avenidas da cidade. Ele ainda filmou e divulgou as imagens em suas redes sociais.

15 Mai. 2024

GAECO cumpre mandados em São Paulo e Barueri para investigar corrupção de agentes públicos

Foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e participaram do seu cumprimento quatro promotores de Justiça, cinco servidores do Ministério Público e 36 policiais civis.

15 Mai. 2024

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2024
Desenvolvido por artistadaweb AW