Fórum de Cidades Inteligentes em São Carlos aborda Inteligência Artificial no setor público
Mais de 60 Prefeituras estão inscritas para o encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas no Paço Municipal.
A aplicação da Inteligência Artificial no contexto das cidades pode ajudar as administrações municipais a resolver diversos problemas, como melhorar o trânsito, a segurança e o atendimento em situações de emergência. Nesta quarta-feira (07), a IA será um dos temas abordados durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central do Estado de São Paulo, em São Carlos, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mais de 60 Prefeituras estão inscritas para o encontro que reunirá, no Paço Municipal, prefeitos, gestores, servidores e especialistas para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos. É o primeiro evento presencial da RCD em 2024.
O diretor do Centro de Pesquisa Aplicada de Inteligência Artificial IARA, André Ponce, é um dos palestrantes confirmados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em São Carlos. Ele destaca que já há cidades utilizando a IA para identificação, por exemplo, de aglomeração, diagnóstico de autismo em salas de aula, segurança dos alunos no transporte escolar e controle da qualidade de ar. “Algumas prefeituras apoiam iniciativas como o caso de Canaã dos Carajás no Pará e Guarapuava no Paraná”.
O Centro IARA faz parte de duas estratégias brasileiras voltadas para fomentar o ambiente de inovação no país: a carta brasileira para cidades inteligentes e da Estratégia brasileira de IA no país, segundo Ponce. “O IARA surgiu para atender melhor as cidades brasileiras nessa transformação que está ocorrendo rapidamente no mundo inteiro”, argumenta, explicando que o Centro surgiu de um chamamento público que conta com fonte de recursos oriundas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Comitê Gestor da Internet (GCI.br), universidades e empresas interessadas em apoiar iniciativas de cidades inteligentes e sustentáveis.
Uma ferramenta de autodiagnóstico de maturidade das cidades inteligentes, lançada pelo MCTI, acrescenta o diretor, pode auxiliar os gestores públicos a definirem estratégias de investimentos por meio de diversos indicadores. “Esse tipo de informações pode ser utilizado para apoiar o gestor a definir políticas públicas para as cidades. O primeiro passo para as prefeituras é se conhecerem melhor. Por exemplo, ver um problema global e como alguns indicadores se relacionam com aquela cidade”, argumenta.
O diretor também reforça o potencial da inteligência artificial no futuro das cidades para o monitoramento de serviços urbanos, meio ambiente, mobilidade e saúde. “Tem dois projetos interessantes em desenvolvimento na área da saúde: um é poder monitorar a próxima pandemia, verificar quando ela começou a ocorrer e ajudar a desenvolver medicamentos, acelerando o processo. A outra é termos uma medicina personalizada, que a gente possa para cada cidadão predizer quando ele pode ter algum problema de saúde e enfrentar isso antes que o problema apareça ou reduzir a gravidade dele", ressalta.
Programação - O encontro compartilha avanços tecnológicos nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado disponíveis. Entre os convidados confirmados estão o Diretor de Projetos e Inovação da InvestSP – agência paulista ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento -, Thiago Camargo Lopes, o prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, o secretário de Governo de São Carlos, Netto Donato, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, prof. José Galizia Tundisi. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, afirma o diretor da RCD, José Marinho.
Participam também a secretária de Educação de Cordeirópolis e Secretária de Comunicação da UNDIME SP, Angelita Meneghin Ortolan, o gerente de Modernização Institucional da Prefeitura de Araraquara, Matheus Soto, o diretor de Relações Institucionais da Prefeitura de Matão, Ademir de Souza, e o agente de Desenvolvimento Organizacional e Governo Digital na Secretaria Municipal de Administração de Piracicaba, Pedro Chamochumbi.
A programação completa pode ser conferida pelo sympla.com.br/rcd
Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, 15 prefeitos foram selecionados para a homenagem.
No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas Aprova Digital, iZeus Soluções em TI, Gove, UniCidades, SMAR APD e Sino informática. O encontro também conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP).
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de SP
07 de fevereiro de 2024 – São Carlos
Local: Auditório do Paço Municipal
Início: Das 8h às 17h
Fonte: Rede Cidade Digital
Postagem: 5 Fev. 2024

Outras notícias
Mulheres são presas por maus-tratos após gravação em que riem de cachorra acorrentada em Batatais
Vídeo foi postado em grupo de rede social com mais de 80 mil participantes. Apesar da prisão em flagrante, as duas passaram por audiência de custódia e foram soltas pela Justiça na quinta-feira (20).
22 Mar. 2025
Entenda por que Guarda Civil passou a se chamar Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto
Mudança do nome acontece após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que pacificou discussão sobre competências do órgão nos municípios, mas troca tem sido contestada pelo Ministério Público.
17 Mar. 2025
