Tribunal mantém condenação por golpe de falsa agência de modelos
Réus praticaram crime de estelionato.
A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 20ª Vara Criminal da Barra Funda que condenou duas pessoas por estelionato. As penas foram fixadas em um ano e três meses e um ano e cinco meses de reclusão, ambas em regime inicial aberto, substituídas por restritivas de direitos consistentes em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.
Segundo os autos, durante a pandemia, a suposta agência de modelos dos réus entrou em contato com a vítima convidando-a para sessão de fotos. Posteriormente, os réus afirmaram que teriam trabalho para a jovem em lojas de roupas e acessórios, mas que, para viabilizar o contrato, seria necessário o pagamento de R$ 2,5 mil à título de taxa de agenciamento e despesas com possíveis viagens. Após a transferência do dinheiro, não conseguiu mais contato com o estabelecimento.
Em seu voto, o relator do recurso, Luís Geraldo Lanfredi, destacou que a palavra da vítima, quando corroborada por outros elementos de prova, como no caso dos autos, tem especial valor probatório. “São importantes evidências para a elucidação de crimes patrimoniais”, escreveu. “Está claro que os réus atuaram para ludibriar as vítimas, buscando emprestar aparência de legalidade a uma operação por meio da qual pretendiam obter vantagem ilícita das candidatas a modelo induzindo-as por ardil a realizar pagamentos antecipados a título de taxa de agenciamento”, completou.
Fonte: Tribunal de Jústiça de São Paulo
Postagem: 25 Jun. 2025

Outras notícias
Vereador Maicon Rios participa da comemoração dos títulos do HUUURAP FC e Vila Fundão
Celebrações marcaram a valorização do futebol amador e o fortalecimento dos laços entre comunidade e esporte.
25 Ago. 2025
Câmara de Américo Brasiliense recebe visita institucional da Câmara de Motuca
Em visita de intercâmbio institucional, o presidente e servidores da Câmara de Motuca conheceram o sistema de votação eletrônica, os processos e as instalações da Câmara de Américo Brasiliense.
25 Ago. 2025
