Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Sebrae faz mutirão para regularizar MEIs; 40% estão inadimplentes em Ribeirão Preto, SP

Valor das dívidas com impostos pode ser parcelado em até 60 vezes. Inadimplência pode levar microempreendedor à exclusão do cadastro no Simples Nacional.

O Sebrae-SP realiza até sexta-feira (17) em Ribeirão Preto (SP) um mutirão para regularizar a situação de Microempreendedores Individuais (MEIs) em débito com a Receita Federal. Segundo o órgão, dos 80 mil MEIs ativos na cidade, cerca de 32 mil, o equivalente a 40%, estão inadimplentes.

 


O MEI deve fazer a declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) — Foto: Reprodução

 

O prazo final para a regularização em todo o Brasil é dia 31 de janeiro.

 

“O mutirão tem o objetivo de regularizar as pendências de quem é MEI, se esse MEI deixou de pagar os boletos, deixou de fazer as declarações anuais simplificadas. É muito importante fazer a regularização e o prazo é até 31 de janeiro, porque senão ele vai ficar com o nome na dívida ativa, não vai conseguir emitir notas fiscais, não vai conseguir acessar crédito. Ele vai estar impedido na emissão de notas”, afirma João Batista Pereira da Costa, consultor de negócios do Sebrae.

 

Segundo Costa, após o prazo final, o MEI que não negociou suas dívidas pode ter o cadastro excluído do Simples Nacional.

 

Tanto quem está na dívida ativa ou quem está com os impostos em atraso pode aderir à renegociação. Os valores podem ser pagos em até 60 vezes, sendo que a parcela mínima é de R$ 50.

 

“É fundamental que ele faça a renegociação, saia dessa condição difícil e complicada e possa estar com os caminhos abertos para desenvolver e ganhar dinheiro”, afirma Costa.

Fonte: G1- Ribeirão Preto e Franca

Postagem: 14 Jan. 2025

Outras notícias

Homem mata sua companheira em Américo Brasiliense

A ocorrência foi registrada na Avenida Antônio Cavassani, no Bairro São Jose.

11 Jan. 2026

Justiça determina que vereadora de Bauru devolva R$ 197 mil aos cofres públicos após rejeição de contas de campanha

Contas da campanha de 2022, quando Estela Almagro (PT) concorreu ao cargo de deputada estadual, foram rejeitadas pelo TRE-SP. Parlamentar tem 15 dias para pagar valor determinado pela Justiça e afirma que decisão ocorreu por erro jurídico.

6 Jan. 2026

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2026
Desenvolvido por artistadaweb AW