PF de Araraquara realiza ação preventiva à s drogas
Delegacia da Polícia Federal de Araraquara realiza, portanto, sua atribuição constitucional de trabalhar na prevenção ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas.
O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, da Delegacia de Polícia Federal de Araraquara/SP, concluiu a aplicação, no sábado, dia 24, do plano de trabalho 2019 elaborado em parceria com a Direção Regional de Ensino local e com grupo de profissionais da saúde, aplicado em 12 escolas estaduais da cidade com maiores problemas relacionados ao uso de drogas por adolescentes.
Pais e alunos de escolas estaduais de Araraquara participaram da ação (Foto: Divulgação)
As intervenções foram realizadas para as 28 turmas de 8º ano das escolas escolhidas, atingindo cerca de 900 alunos de 13 a 15 anos de idade, através da aplicação de palestras focadas em danos e consequências individuais, familiares e sociais do uso de drogas, além de inteligência socioemocional.
Cada turma recebeu 3 intervenções de cerca de uma hora cada, em dias distintos, sendo duas voltadas para o tema danos e consequências do uso de drogas, aplicadas diretamente por policiais federais. E a parte final aplicada por psicólogos ou terapeuta ocupacional voluntários, abordando o tema inteligência socioemocional, buscando atribuir autopreservação do próprio adolescente contra o uso de drogas.
A formação se estendeu, também, para os Supervisores de Ensino, a Dirigente Regional, 90 pais e cerca de 250 professores das 12 escolas, sendo a abordagem final para professores, no último sábado.
Foram aplicados questionários de avaliação, para alunos e professores, em 60% das escolas, de forma a poder ser avaliada a eficácia das ações, o que auxiliou também a ajustar, durante o ano, as condutas intervencionistas.
A Delegacia da Polícia Federal de Araraquara realiza, portanto, sua atribuição constitucional de trabalhar na prevenção ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, prevista no § 1º, inciso II, do Art. 144 da Constituição Federal.
Fonte: Portal Morada

Outras notícias
Motorista é condenado a 5 anos de prisão por morte de universitários em Nuporanga, SP
Evandro Rogério Leite, de 51 anos, também teve a habilitação suspensa por sete meses. Defesa disse que vai recorrer da decisão.
11 Set. 2025
Usina é condenada a pagar R$ 2,4 milhões por morte de abelhas no interior de SP
Unidade é acusada de utilizar agrotóxico durante uma pulverização aérea em janeiro de 2021, o que causou a extinção de 30 colmeias de abelhas da espécie Apis mellifera de um apiário que ficava próximo do local.
7 Set. 2025
