MPSP consegue reverter decisão e vice-prefeito de Sumaré é condenado por improbidade administrativa
Em fevereiro de 2019, o réu destruiu a pontapés um radar móvel instalado em uma das avenidas da cidade. Ele ainda filmou e divulgou as imagens em suas redes sociais.
Após atuação do promotor de Justiça Pérsio Ricardo Perrella Scarabel, o Tribunal de Justiça reverteu decisão de primeira instância e condenou o vice-prefeito de Sumaré por improbidade administrativa. Em fevereiro de 2019, o réu destruiu a pontapés um radar móvel instalado em uma das avenidas da cidade. Ele ainda filmou e divulgou as imagens em suas redes sociais.
Scarabel ajuizou o processo após a entrada em vigor da Lei nº 14.230/2021, que alterou substancialmente a Lei nº 8.429/1992, requerendo a condenação do vice-prefeito por afronta os princípios da Administração Pública. A ação foi julgada improcedente pelo Juízo de primeiro grau sob os fundamentos de que o artigo 11 do dispositivo legal traz um rol taxativo de condutas e de que a praticada pelo vice-prefeito não se enquadraria em nenhuma delas. Isso levou o Ministério Público a interpor recurso de apelação, acatado pelo Tribunal de Justiça.
Para a Corte, entretanto, a vandalização do radar móvel configura ato de improbidade administrativa por violação ao princípio da legalidade, expressamente previsto na Lei 8.429/1992 mesmo após a alteração promovida pelo texto posterior.
Fonte: Ministério Público de São Paulo
Postagem: 15 Mai. 2024
 
                
                                    
    
    
    Outras notícias
Polícia prende no interior de SP suspeito de matar pai em emboscada por herança em Goiás
Homem de 58 anos foi localizado em Barretos (SP) por policiais civis de São Paulo e Goiás. Crime ocorreu em 2023 e teria sido motivado por disputa por herança bilionária.
29 Out. 2025
Emissora não indenizará mulher por classificar declaração como fake news
Requerida exerceu dever de informar.
24 Out. 2025
 
                        
 
                    