Moradores descartam TVs de tubo de forma irregular
Em Ribeirão Preto, equipamentos que contêm chumbo e material e pode causar contaminação do solo e das águas subterrâneas são descartados de maneira irregular.
Moradores em Ribeirão Preto (SP) têm descartado as antigas TVs de tubo indevidamente em terrenos baldidos e até mesmo nas ruas.

Tvs de tubo são descartadas irregularmente em Ribeirão Preto (SP) (Foto: Reprodução/EPTV)
De acordo com o secretário do Meio Ambiente Otávio Okano, o chumbo é um dos principais materiais que compõe esses aparelhos e, além de ser tóxico, é prejudicial ao solo e às águas subterrâneas.
Em Ribeirão, as TVs podem ser entregues na sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Cerqueira César, 1988, no Centro. Também é possível fazer o descarte na Associação de Moradores do Jardim Roberto Benedetti, localizada na Rua Benedito Tortoro, 25, bairro Jardim Roberto Benedetti, e na sede do projeto Catasonho.
O secretário afirma que na zona norte da cidade não há pontos de recolhimento desses televisores, mas que há um projeto para que uma base de coleta passe a funcionar na Via Norte.
“Nossa intenção é instalar um ponto de recolhimento na Via Norte, onde hoje estão instaladas as Coordenadorias de Bem Estar Animal e a Coordenadoria de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde”, diz.
Ainda de acordo com o secretário, existe fiscalização, mas não há como flagrar os moradores que fazem esse tipo de descarte irregular. “O problema é conseguir pegar essas pessoas em flagrante por que normalmente eles descartam em horários não comerciais para encobrir o seu ato, o que não deveria acontecer.”
Fonte: Reprodução G1- Franca e Ribeirão Preto
