Escolas estaduais de Campinas terão que obter AVCB em até quatro anos, decide Justiça a pedido do MPSP
Sentença foi publicada em ação da Promotoria de Justiça Cível.
O Governo de São Paulo recebeu prazo de quatro anos para realizar obras e intervenções em escolas estaduais situadas em Campinas, de forma que todos os prédios observem as determinações do Corpo de Bombeiros e obtenham os Autos de Vistoria emitidos pela corporação. O objetivo é garantir a segurança das edificações. A sentença, publicada a pedido da Promotoria de Justiça Cível de Campinas, é de 7 de fevereiro.
Informado sobre a falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nas escolas estaduais, o MPSP instaurou inquérito civil e, em 2020, apurou que apenas 14 das 160 unidades de ensino possuíam a documentação vigente. À época, quatro tinham o AVCB vencido e o restante se encontrava com obras em execução para renovação ou obtenção do documento. Dois anos depois, a Promotoria verificou um agravamento no problema, pois 32 escolas estavam com AVCB vencido enquanto o número de unidades com a documentação em dia não havia sido alterado.
Para o promotor Pedro Enos Guimarães, autor de petição inicial, a atuação do Judiciário no caso se justifica como "forma de assegurar a segurança e a incolumidade física e psicológica das crianças, adolescentes e servidores públicos que frequentam prédios públicos escolares desprovidos de AVCB".
Fonte: Ministério Público de São Paulo
Postagem: 22 Fev. 2025
Outras notícias
Homem mata sua companheira em Américo Brasiliense
A ocorrência foi registrada na Avenida Antônio Cavassani, no Bairro São Jose.
11 Jan. 2026
Justiça determina que vereadora de Bauru devolva R$ 197 mil aos cofres públicos após rejeição de contas de campanha
Contas da campanha de 2022, quando Estela Almagro (PT) concorreu ao cargo de deputada estadual, foram rejeitadas pelo TRE-SP. Parlamentar tem 15 dias para pagar valor determinado pela Justiça e afirma que decisão ocorreu por erro jurídico.
6 Jan. 2026
