Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Denunciados por fraudes em licitações de Bariri são condenados a pedido do GAECO

Alvos da Operação Prenunciado II receberam penas que vão de dez a 22 anos de prisão. ficou demonstrada a participação de policiais militares, que exerciam violência e grave ameaça contra pessoas que tentassem denunciar o esquema.

Na última sexta-feira, do dia 29 de novembro, cinco investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) na esfera da Operação Prenunciado II foram condenados pela 2ª Vara Judicial da Comarca de Bariri. As penas foram de dez a 22 anos de prisão, todas em regime inicial fechado. O poder Judiciário determinou ainda aos réus a obrigação de pagar indenizações mínimas pelas fraudes, sendo de R$ 2.557.294,66 por danos materiais e R$ 2.557.294,66 por danos morais coletivos em favor da sociedade da cidade lesada. 


 

 

A Prenunciado II foi deflagrada em 8 de agosto de 2023 com o objetivo de apurar crimes de organização criminosa e delitos licitatórios e contratuais, além de coações. Segundo as investigações, houve aplicação de fraudes estruturadas no município de Bariri a partir de direcionamentos licitatórios e contratos públicos irregulares. Para além disso, ficou demonstrada a participação de policiais militares, que exerciam violência e grave ameaça contra pessoas que tentassem denunciar o esquema ou mesmo concorrer em licitações. Os criminosos ainda desviavam valores do contrato para pagamentos de propinas. 

 

As condenações foram pelos crimes de organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitações, fraudes contratuais, coação no curso do processo e roubo circunstanciado. 

 

Outras pessoas ligadas ao grupo continuam sendo alvos das investigações.

Fonte: Ministério Público de São Paulo

Outras notícias

Seminário da Saúde Sustentável é realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Américo Brasiliense

Evento contou com a presença do Dr. Maicon Rios (presidente da câmara) e demais vereadores, prefeita Terezinha Viveiros, vice-prefeito Leandro Mancha, deputada estadual Thainara Faria e dezenas de pessoas que lotaram a galeria da câmara.

21 Jan. 2025

Mulher é denunciada após provocar a morte de 26 gatos com alimento envenenado em cidade do interior

De acordo com a Promotoria, câmeras de segurança registraram o momento em que a denunciada depositou os pedaços de carne na Rua Paraná, próximo à sua residência em São Joaquim da Barra.

19 Jan. 2025

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2025
Desenvolvido por artistadaweb AW