Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Conheça iniciativas sociais de igrejas evangélicas voltadas à comunidade

Instituições religiosas de Bauru (SP) oferecem acolhimento, cursos de geração de renda e serviços para moradores do município.

Corte e costura, bordado, pintura em tecido e até mesmo culinária são apenas alguns dos cursos oferecidos por igrejas evangélicas de Bauru (SP) que, por meio de voluntários, promovem doações e acolhimentos para comunidades necessitadas.

 


‘Sou+Bauru’: Igrejas evangélicas promovem doações, acolhimento e cursos gratuitos para a comunidade — Foto: TV TEM/reprodução

 

 

No projeto "Sou+ Bauru", idealizado pela TV TEM com o objetivo de fortalecer o orgulho dos bauruenses, a equipe de reportagem acompanhou o trabalho dessas instituições, responsáveis por transformar realidades e diminuir desigualdades no município.

 

Instituto Restaurar

 

No Instituto Restaurar, ligado a igreja de mesmo nome e criado há 14 anos, são oferecidas 40 vagas por semestre para aulas de corte e costura. A dona de casa Sílvia Gomes Alves já vislumbra novas oportunidades a partir das aulas: “Eu já faço para o meu vizinho umas barras (de calça). Aprendendo mais, posso fazer melhor o serviço”, ressalta.

 

Além da formação, o espaço, localizado na R. Gérson França, 1-40 (centro), se tornou um ponto de convivência e amizade para as alunas. “A gente se distrai, conversa, uma conta os problemas para a outra. Para mim, que ficava só em casa, foi uma maravilha”, conta Odiva Santos.

 

Segundo o presidente do instituto, Delton Tadeu Matheus, o trabalho é voltado a todos que precisam. “O objetivo é trazer dignidade para as pessoas carentes da cidade, independentemente de religião ou raça”, afirma.

 

Mercado Solidário

 

O Instituto Restaurar também mantém o Mercado Solidário em Bauru, que atende 2 mil famílias por mês com apoio de cerca de 40 voluntários. O sistema funciona por triagem, onde moradores aprovados recebem um cartão com pontos para a retirada de produtos básicos na instituição.

 

Entre os voluntários está Sueli de Freitas Akiyoshi, que decidiu ajudar a partir da própria experiência: “Um dia foi muito complicado para mim, com filhos pequenos. Quando vi o projeto, quis ajudar outras mulheres”, relata em entrevista à TV TEM.

 

Outro trabalho semelhante é desenvolvido pelo Instituto Inser Renovo, ligado à Assembleia de Deus Renovo e existente há três anos na Rua Virgílio Malta 3-52 (Centro) de Bauru. Mantido por doações de fiéis, empresas e bazares, o local oferece cursos de corte e costura, bordado, culinária e pintura em tecido.

 

Atualmente, cerca de 120 famílias são atendidas mensalmente. Para o presidente da instituição, José Renato de Oliveira, o objetivo é somar esforços com o poder público.

Fonte: G1- Bauru e Marília

Postagem: 21 Ago. 2025

Outras notícias

Vereador Maicon Rios participa da comemoração dos títulos do HUUURAP FC e Vila Fundão

Celebrações marcaram a valorização do futebol amador e o fortalecimento dos laços entre comunidade e esporte.

25 Ago. 2025

Câmara de Américo Brasiliense recebe visita institucional da Câmara de Motuca

Em visita de intercâmbio institucional, o presidente e servidores da Câmara de Motuca conheceram o sistema de votação eletrônica, os processos e as instalações da Câmara de Américo Brasiliense.

25 Ago. 2025

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2025
Desenvolvido por artistadaweb AW