Bauru usa aplicativo para combater a dengue
Município apresenta essa e outras iniciativas tecnológicas no Fórum de Cidades Digitais em Garça, na próxima semana.
Bauru, no interior de São Paulo, registrou muitos casos de dengue na cidade desde o início do ano e viu na tecnologia uma oportunidade de melhorar a situação. A Prefeitura criou o aplicativo "Limpeza pra Valer", que pode ser usado pela população bauruense para denunciar terrenos abandonados e sujos, onde a dengue possa se proliferar. A iniciativa e as demais soluções tecnológicas que o município desenvolve serão apresentadas na próxima quinta-feira (06), em Garça, durante o II Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista.

Imagem internet
"As fotos para denúncias dos terrenos são enviadas pelo nosso sistema de documento eletrônico. Assim, tudo acontece de forma online, o que traz facilidade e agilidade.", explica Wellington Francisco da Silva, Gestor de Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Bauru.
Com o sistema, diversos processos como revisão de Iptu, tributos e abertura de MEI também acontecem eletronicamente. Cerca de 70 serviços passaram a ser tratados dessa forma. "Nosso objetivo é melhorar a entrega do serviço oferecido para o cidadão, criar facilidade para interação entre o cidadão e a prefeitura e auxiliar para que alguns problemas possam ser resolvidos de casa mesmo.", pontua o Gestor de TI.
Para isso, o município tem atuado na reestruturação interna como na renovação de equipamentos, melhora de internet, entre outras ações. Esse ano já recebeu um investimento de R$1.300.000,00 em equipamento para o Data Center. Desde o ano passado expandiu também a fibra óptica em 10KM, atingindo quatro pontos grandes, as secretárias de educação, meio ambiente, bem-estar social e cultura.
"Vejo nossa equipe e a própria Prefeitura em um processo de evolução. No momento, todos os envolvidos entenderam a necessidade de evoluir e está todo mundo bem focado nisso. Queremos entender os desafios da cidade para os próximos anos e criar ferramentas que ajudem esses problemas a serem resolvidos facilmente.", finaliza Silva.
Fonte: Rede Cidade Digital

Outras notícias
Motorista é condenado a 5 anos de prisão por morte de universitários em Nuporanga, SP
Evandro Rogério Leite, de 51 anos, também teve a habilitação suspensa por sete meses. Defesa disse que vai recorrer da decisão.
11 Set. 2025
Usina é condenada a pagar R$ 2,4 milhões por morte de abelhas no interior de SP
Unidade é acusada de utilizar agrotóxico durante uma pulverização aérea em janeiro de 2021, o que causou a extinção de 30 colmeias de abelhas da espécie Apis mellifera de um apiário que ficava próximo do local.
7 Set. 2025
