Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Estudo revela ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço

Pesquisa ressalta, por outro lado, que bactéria pode ser atenuante no enfretamento à doença, indicando caminho para tratamento menos invasivo. Entenda relações.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Amor de Barretos (SP) aponta que uma bactéria presente na boca está diretamente ligada a casos de câncer de cabeça e pescoço.

/storage/dirNoticias/n3656/596452f2134dffb11b0a6a921c0b28cb.jpg
Estudo inédito revela ligação entre bactéria presente na boca e o desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço, abrindo caminho para detecção precoce e terapias menos invasivas. — Foto: Reprodução EPTV

 

Essa bactéria é identificada como Fusobacterium nucleatum. Ela faz parte do biofilme dental, mais conhecido como placa bacteriana, que se alimenta dos resíduos que não foram devidamente removidos dos dentes durante a escovação.

 

Já se sabe que a proliferação descontrolada da bactéria pode causar doenças como a periodontite, uma inflamação grave da gengiva. A novidade revelada pelo estudo é que a superpopulação dessa bactéria também aumenta significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram amostras de tumores de mais de 90 pacientes.

 

O teste utilizado foi uma versão digital e muito mais sensível do PCR, o mesmo exame usado amplamente durante a pandemia para detectar casos de Covid-19. O resultado apontou a Fusobacterium nucleatum na maioria dos tumores estudados.

 

Por outro lado, a pesquisa constatou que, embora a presença da bactéria em grande concentração seja um fator de risco, ela é também um atenuante. Isso porque, quando a bactéria foi encontrada dentro dos tumores analisados, os casos eram menos agressivos.

 

Essa constatação difere do que é observado em outros tipos de câncer, como o colorretal.

 

Os pacientes com tumores que apresentavam a bactéria tiveram uma sobrevida média de cinco anos, enquanto aqueles sem a presença da Fusobacterium nucleatum viveram, em média, três anos.

 

Tratamentos mais humanizados e prevenção

 

A pesquisa do Hospital de Amor de Barretos enfatiza a importância da saúde bucal na prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço, com foco na conscientização e rastreamento.

Ela também pode indicar o caminho para um tratamento mais humanizado e menos invasivo, além de mudar a forma como os casos são investigados e monitorados.

Fonte: G1 - Ribeirão Preto e Franca

Postagem: 22 Jun. 2025

Outras notícias

Servidores da Câmara Municipal de Américo participam de visita institucional à Câmara Municipal de Araraquara

Participaram da visita os servidores Luiz Gabriel, Cristian de Jesus e Débora Tânia, além da procuradora jurídica da Casa, Dra. Dayane Aparecida Fanti.

3 Ago. 2025

Vereadores de Américo participam de reunião com Sargento Ferreira da Polícia Militar

Estiveram presentes os vereadores Maicon Rios (presidente da Câmara), Bruno Ribeiro, Rogelma Mascarenhas, Silas da Sadia, Edson do Lanche, Jhon Braga, André da Autoescola, Ademir da Saúde, Cidão Mineiro e Diego Viveiros.

1 Ago. 2025

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2025
Desenvolvido por artistadaweb AW