Escolas estaduais de Campinas terão que obter AVCB em até quatro anos, decide Justiça a pedido do MPSP
Sentença foi publicada em ação da Promotoria de Justiça Cível.
O Governo de São Paulo recebeu prazo de quatro anos para realizar obras e intervenções em escolas estaduais situadas em Campinas, de forma que todos os prédios observem as determinações do Corpo de Bombeiros e obtenham os Autos de Vistoria emitidos pela corporação. O objetivo é garantir a segurança das edificações. A sentença, publicada a pedido da Promotoria de Justiça Cível de Campinas, é de 7 de fevereiro.
Informado sobre a falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nas escolas estaduais, o MPSP instaurou inquérito civil e, em 2020, apurou que apenas 14 das 160 unidades de ensino possuíam a documentação vigente. À época, quatro tinham o AVCB vencido e o restante se encontrava com obras em execução para renovação ou obtenção do documento. Dois anos depois, a Promotoria verificou um agravamento no problema, pois 32 escolas estavam com AVCB vencido enquanto o número de unidades com a documentação em dia não havia sido alterado.
Para o promotor Pedro Enos Guimarães, autor de petição inicial, a atuação do Judiciário no caso se justifica como "forma de assegurar a segurança e a incolumidade física e psicológica das crianças, adolescentes e servidores públicos que frequentam prédios públicos escolares desprovidos de AVCB".
Fonte: Ministério Público de São Paulo
Postagem: 22 Fev. 2025

Outras notícias
Servidores da Câmara Municipal de Américo participam de visita institucional à Câmara Municipal de Araraquara
Participaram da visita os servidores Luiz Gabriel, Cristian de Jesus e Débora Tânia, além da procuradora jurídica da Casa, Dra. Dayane Aparecida Fanti.
3 Ago. 2025
Vereadores de Américo participam de reunião com Sargento Ferreira da Polícia Militar
Estiveram presentes os vereadores Maicon Rios (presidente da Câmara), Bruno Ribeiro, Rogelma Mascarenhas, Silas da Sadia, Edson do Lanche, Jhon Braga, André da Autoescola, Ademir da Saúde, Cidão Mineiro e Diego Viveiros.
1 Ago. 2025
