Seu portal de Notícias, Festas e Eventos.

Concurso público é anulado em Urupês após promotor identificar série de irregularidades

Empresa contratada não tinha sede nem capacidade técnica para prestar serviço.

Na última sexta-feira (7/2), o Poder Judiciário atendeu a pedido do Ministério Público e anulou a licitação, o contrato administrativo e todo o procedimento referente ao concurso público nº 002/2023, do município de Urupês, em virtude de  irregularidades que comprometiam a lisura do certame.

 

A empresa contratada deverá ressarcir o erário em R$ 11.500,00, mais juros e correção monetária. Já o município fica obrigado a ressarcir os valores pagos pelos candidatos a título de taxa de inscrição. 

 

O promotor de Justiça Edson Tonini Oliveira demonstrou nos autos de ação civil pública que o concurso, promovido para preencher os cargos públicos de agente de combate a endemias, atendente, encanador e serviços gerais, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, motorista, operador de máquinas rodoviárias, pedreiro, procurador jurídico, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional, foi organizado por pessoa jurídica contratada sem licitação por valor injustificadamente muito abaixo do preço de mercado, com uma diferença de 161% em relação à proposta mais cara. Ficou evidente que a empresa não possuía capacidade técnica para a prestação do serviço, além de não contar com sede, funcionários regularmente registrados, telefone fixo, computadores nem material de escritório.

 

"Apurou-se que, nas provas aplicadas, houve cópia literal de questões e alternativas, retiradas de concursos realizados por outras instituições (embora o edital da licitação previsse a elaboração de questões inéditas)", diz trecho da petição inicial. 

 

Outras irregularidades envolvem, por exemplo, a homologação do certame antes da análise dos recursos apresentados pelos candidatos e o fato de a única sócia da empresa contratada ser também a única sócia de outra pessoa jurídica, que presta o mesmo serviço e gerou a nulidade dos concursos públicos realizados pelos municípios de Tabapuã, Mira Estrela e Macedônia. Além disso, a prova prática para o cargo de encanador e serviços gerais não foi preparada e executada pela contratada, mas sim por candidatos que eram funcionários do município de Urupês, com o uso de instrumentos pertencentes à municipalidade. Já o exame prático para operador de máquinas rodoviárias não aconteceu, impedindo a avaliação correta dos interessados.

 

Fonte: Ministério Público de São Paulo

Postagem: 12 Fev. 2025

Outras notícias

Servidores da Câmara Municipal de Américo participam de visita institucional à Câmara Municipal de Araraquara

Participaram da visita os servidores Luiz Gabriel, Cristian de Jesus e Débora Tânia, além da procuradora jurídica da Casa, Dra. Dayane Aparecida Fanti.

3 Ago. 2025

Vereadores de Américo participam de reunião com Sargento Ferreira da Polícia Militar

Estiveram presentes os vereadores Maicon Rios (presidente da Câmara), Bruno Ribeiro, Rogelma Mascarenhas, Silas da Sadia, Edson do Lanche, Jhon Braga, André da Autoescola, Ademir da Saúde, Cidão Mineiro e Diego Viveiros.

1 Ago. 2025

Destaque1000.com.br

Todos os direitos reservados. 2005 / 2025
Desenvolvido por artistadaweb AW